Em junho, é comemorado o “Dia do Vigilante”, mês em que a profissão foi reconhecida e regulamentada, em um decreto assinado pelo então Presidente da República, João Figueiredo, no ano de 1983.
Quando o assunto é segurança, garantir a proteção nos ambientes que frequentamos é essencial. Não é atoa que a procura pelo serviço de vigilância tem se tornado cada vez mais comum.
O vigilante é o profissional responsável por executar este serviço, e o seu papel é muito importante. Para ajudar você a entender melhor como essa profissão funciona e qual é a sua relevância para a sociedade, trouxemos este artigo. Continue lendo!
O que é ser vigilante?
Vigilante é um profissional da segurança privada com formação de vigilante. Ele é responsável por realizar a segurança de pessoas e preservar áreas, edificações, numerários, bens e valores.
Quais são os principais serviços prestados por um vigilante?
Os principais serviços prestados pelos vigilantes são: vigilância patrimonial, segurança pessoal, transporte de valores e escolta armada. Veja abaixo as responsabilidades de cada atividade:
Vigilância patrimonial: o vigilante é responsável por garantir a integridade física das pessoas e do patrimônio. Ele pode atuar em eventos sociais e dentro de estabelecimentos, urbanos ou rurais, públicos ou privados.
Segurança Pessoal: o vigilante é responsável por promover a integridade física de pessoas.
Transporte de Valores: o vigilante é responsável pelo transporte de valores, numerário ou bens, mediante a utilização de veículos comuns ou especiais.
Escolta Armada: o vigilante é responsável por realizar a segurança do transporte de qualquer tipo de carga ou de valor.
Como se tornar um vigilante?
Um dos requisitos básicos para o exercício da profissão, e o mais importante, é o curso de formação.
Devido aos riscos que o profissional corre durante o exercício da sua profissão, é indispensável a especialização e o registro na Polícia Federal para essa função.
Por isso, caso seja do seu desejo se tornar um vigilante, a principal etapa é formar-se no curso de Vigilantes em uma instituição que possua credibilidade e reconhecimento no mercado.
—–
Fonte: https://anjosdaguarda.com.br/dia-do-vigilante-qual-e-a-importancia-dessa-profissao/