Com o crescimento do mercado de luxo aumenta também a necessidade de proteção adicional, assim como para toda e qualquer carga de valor agregado que atraia a atenção de quadrilhas organizadas de roubo de carga no Brasil. De acordo com o vice-presidente para Assuntos de Escolta Armada na Fenavist e Presidente da Macor Security, Autair Iuga, nisso se enquadram as atividades de segurança privada.
“Nelas se destacam a proteção de personalidades como empresários e seus familiares (VSPP), de seus negócios e residências (segurança privada vigilância) e nos produtos de valor agregado, quando de sua movimentação e armazenamento da Escolta De Carga. Todas essas atividades devem ser regulamentadas e autorizadas pelo Ministério da Justiça e fiscalizadas pela Polícia Federal”, explica.
A tecnologia nas operações
A tecnologia também é bem-vinda e fundamental em todos os casos de segurança privada, tais como câmeras, sensores, alarmes, rastreadores, botões de pânico, gravação e armazenamento de imagens, entre outros. O crescimento do mercado de luxo no Brasil se deve, em boa medida, ao incremento das importações, o que faz, a cada ano, elevar as solicitações de Escolta Armada.
“Considerando este segmento, podemos afirmar que a alta das importações geraram um aumento de 8% nas contratações de funcionários. E, também, na utilização de armas, coletes de proteção balístico e viaturas apropriadas”, destaca Iuga.
Para o vice-presidente para Assuntos de Escolta Armada na Fenavist e Presidente da Macor Security, 2022 será um ano de muita expectativa para a segurança privada, quando espera-se que seja sancionado o Estatuto da Segurança que está sob análise há quase uma década. “A sanção está agora na reta final, e isso é uma necessidade nacional de modernidade e eficiência”, ressalta. Além disso, a queda dos juros e a possível reforma da previdência são também mudanças favoráveis para a segurança privada.
Outro fator favorável para a segurança de cargas de alto valor agregado são as certificações, como as OEAs (Operador Econômico Autorizado), que também geram a diminuição da burocracia, a redução de custos e do tempo na Aduana. Vale destacar que a consultoria e o treinamento com especialistas em segurança diminuem a distância e a aplicação das técnicas mais perfeitas e adequadas para o atendimento da demanda, pois certamente apenas profissionais especializados e autorizados darão sequência até o término da missão, garantindo a segurança exigida.
—–
Fonte: https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/blog/transporte-de-cargas-de-alto-valor/